quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Azeite, óleo, gordura vegetal ou manteiga - O que usar na frigideira?

Dica: escolha bem o óleo

Gorduras e óleos inadequados podem ocasionar queima ou afetar a qualidade do antiaderente das panelas caso a temperatura seja excessiva. 
Este fator é facilmente percebido quando identificamos manchas pretas de difícil remoção no revestimento. 
Na prática, cada óleo e gordura tem uma característica específica. Sabendo bem como cada um se comporta em alta temperatura, podemos escolher a melhor opção dependendo do preparo que vamos realizar!

Separamos algumas dicas simples com as características de cada óleo e gordura para sabermos qual o momento certo de usar cada uma delas!

frigideira antiaderente roichen

Confira:



Gordura da manteiga e margarina são compostas por água, sal e proteína do leite e, por isso, tendem a aquecer e queimar rapidamente. 
São excelentes para refogar legumes, pois suas propriedades resistem bem até 160°C, temperatura médio/baixo. Nesta temperatura, a mesma não queima e proporciona um excelente sabor ao seu preparo.

Óleo normal, azeites, manteiga clarificada e pura são recomendados para realizar frituras. Ótimas opções para preparar alimentos que não necessitam de cozimento em alta temperatura, pois resistem bem até 220°C.


Gordura vegetal rígida tende a queimar quando ultrapassa os 280°C, por este motivo, são excelentes para selar, grelhar ou até mesmo fritar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário